Os primeiros MPs da FEB (sempre chamados de MPs pelos veteranos) foram todos voluntários, originados dos quadros da extinta Guarda Civil de São Paulo. Um pelotão de policiais estava presente na organização divisionária americana, adotada para a composição da FEB. Como não havia tal especialização no Exército, foi decidido pelo comando que a força policial de maior gabarito existente no Brasil deveria fornecer homens para a criação da fração responsável pelo trânsito, disciplina da tropa, escolta de prisioneiros, segurança de áreas de retaguarda e diversas outras missões.

Esta foi sem dúvida uma solução original para que a FEB fosse composta com rapidez em sua totalidade. Veremos algumas variações de uniformes utilizados pelos MPs da FEB na Itália. Eles são basicamente os mesmos uniformes usados pela Infantaria Divisionária, embora os combat boots e as tanker jackets pareçam ser algo mais comuns nesta fração da tropa do que entre o grosso dos infantes.

Para acompanhar a cronologia da campanha, vamos às fotos: em primeiro lugar, todos os capacetes (de aço e fibra) do Pelotão de Polícia foram pintados à mão:

20245824_1418865888200990_6624971066529251328_n

O lado direito dos capacetes ostentava o distintivo do 5.o Exército Americano, ao qual a FEB estava incorporada. A faixa vermelha indicava jurisdição sobre toda a área do 5.o Exército. O único símbolo brasileiro no capacete era a Bandeira Nacional, e a cobra fumando não estava presente (o distintivo da cobra nem havia sido criado quando o Pelotão de Polícia precisou aplicar as insígnias em seus capacetes). O capacete de aço e o de fibra eram pintados de forma idêntica: as letras MP, a bandeira nacional, o distintivo do 5.o Exército e a faixa vermelha.

Atualmente, só há dois capacetes MP originais conhecidos: um conjunto completo na ANVFEB da rua das Marrecas, e um de fibra, também pertencente àquele museu, sob empréstimo ao Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>