Na Segunda Guerra Mundial as tabelas de organização e equipamento (TO&E) das divisões americanas previam o material que deveria ser dado aos oficiais e praças. As combinações de peças dependiam do armamento e da forma de transporte do homem. Homens transportados por viaturas recebiam bornais e cintos simples, enquanto Infantes e pessoal de Saúde tinham suas mochilas completas com cintos-cartucheira.

Independente de arma, posto ou função, os oficiais da FEB recebiam todos o mesmo equipamento individual. As peças eram compostas por:

-Cinto simples;
-Talabarte;
-Bornal com correia a tiracolo;
-Porta curativo individual;
-Estojo para carregador de pistola;
-Porta pistola ou porta revólver.

Itens americanos eram adicionados a estes conjuntos. Na imagem, é possível ver um estojo de bússola e uma faca de trincheira M3, ambos de fabricação americana.

Era raro, no entanto, que todo este equipamento fosse utilizado continuamente de acordo com as TO&Es. As fotos da campanha mostram como cada combatente passava, com o tempo, a carregar as peças de sua preferência ou necessidade.

Ilustração de Everaldo Guilmann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>